terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Gazeta Espirita Junho de 1998

GAZETA ESPÍRITA
   CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS ESPÍRITAS DE CURITIBA
R. HENRIQUE CORRÊA, 345 BAIRRO ALTO CURITIBA - PARANÁ
FUNDADOR: EDISON LUIZ BARBOSA CUBAS junho de 1998

GLOBO REPORTER

80.2 %

do público brasileiro aprova a mediunidade


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Festa Junina

Comemoraremos esta tradição de nosso povo no dia 20 de junho, no mesmo local em que foi realizado nosso jantar  do mes anterior: Quadra de Esporte do Diogo. Teremos um Arroz a Carreteiro de tirar o chapéu, feito pelo casal Luiz e Elvira, que comandará o resto da tchurma.
A música vai ficar por conta  do “Gaúcho da Fazenda Rio Grande”, com seu inseparável acordeon, e promete não deixar ninguém sentado.
O traje é a carater: Chapéu de palha, Botina, Camisa  xadrez e as “Prendas”, com vestidos rodados.
Contamos com a presença de todos. O preço é só  R$ 6,00 por pessoa. Participe e ajude-nos a concluir nossa Casa.
TRAGA SEUS AMIGOS!!!

Sorteio de prêmio surpresa.

CLUBE DE MÃES

Senhoras com disposição e vontade de ajudar  são esperadas  pela Casa  para compor este trabalho tão necessário.
As interessadas podem procurar pela nossa irmãzinha Lurdes Melo no Centro, ou pelo telefone 264-6261 .
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Doações

Nossa campanha  do Kilo continua. Hoje, mais que nunca, o desemprego e a fome assolam nosso País.  Ajudem.

Estamos também aceitando Roupas usadas, pois o frio está chegando com muita força.

Mês passado  entregamos para  a APOIO, que é uma   associação  espírita voltada  à caridade, em Colombo, um número considerável  de roupas para agasalhar nossos irmãos carentes daquele município. 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pensamento :

 “ Julgue seu sucesso pela medida em que você está desfrutando de paz, saúde e amor.”
H. Jackson Brown Jr.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Escala de Palestras Junho/98



01  Osvino Cavedon  
      13º cap L.M.

02  João Irani Vieira
      Tema: “Os bem aventurados
      são brandos  e pacíficos”.

08. Círio  Custódio da Silva
      14º cap. L.M.

09  Katia ( Hospital Erasto Gaertner)
      Tema : “Prevenção do Câncer”

15  Elvira Lopes
      15º cap. L.M.

16  Milton de Lucca
      Tema : “O Aborto”

22  Jairo  Mello
      16º cap. L.M.

23  João Carlos Rigo
      Tema: “Justiça de Deus e
       Humana”

29  Eunice Munhoz
       17º cap. L.M.

30  Carlos  Alberto de Oliveira
      Tema: “Busca da Perfeição”


Presença dos Espíritos na Igreja Primitiva

As igrejas cristãs - católicas, protestantes ou ortodoxas - têm a maior aversão pelo intercâmbio com os espíritos, mas não foi assim nos primeiros tempos do Cristianismo.
Na 1º epístola de Paulo aos Coríntios, caps. 12,13, e 14, escreve ele um tratado sobre o exercício da mediunidade, ao qual chamou de “dons espirituais” ou “carismas”. No cap. 15, explica, com lucidez e pleno conhecimento, o que então se afigurava um mistério, isto é, a ressureição de Jesus. Lamentavelmente, são muitos os que ainda não entenderam esse fenômeno, para o que bastaria ler Paulo com atenção e, com olhos de ver do que falava Jesus.
Para o Apóstolo dos Gentios, sobretudo, a ressurreição é o fenômeno mais importante do Cristianismo. “Se o Cristo não ressuscitou - então é vã a vossa fé”. Isso porque a ressurreição demonstra insofismavelmente a realidade da sobrevivência do ser à morte corporal.
Na 2º aos Coríntios, diz ele porque mudou de rumo numa das etapas de sua jornada. E, que teve a manifestação de um espírito ligado à Macêdonia, que lhe pediu que fosse lá pregar o Evangelho, como se lê no cap. primeiro.
Pedro, a seu turno, escreve uma advertência valiosa na 2º  Epístola: “E assim se nos faz mais firme a palavra dos profetas, à qual fazeis bem em estar atentos, como a uma luz que ilumina a escuridão até que vosso coração clareie.
Porque a profecia não foi antigamente produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo espírito.”
Extraído do livro “O que é fenômeno mediúnico”  Hermínio Miranda. 1960.








gazeta de julho de 1998

GAZETA ESPÍRITA
CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS ESPÍRITAS DE CURITIBA-CEPEC
R. HENRIQUE CORRÊA, 345 BAIRRO ALTO CURITIBA - PARANÁ
FUNDADOR: EDISON LUIZ BARBOSA CUBAS              Julho-98

Que fazer quando a mediunidade eclode?
“O que tem que se evitar é que a mediunidade natural se exerça sem nenhum controle ou método, em qualquer lugar, a qualquer momento, à inteira revelia do sensitivo.
O que é necessário no ver de Kardec em tais casos, é que o indivíduo passe do estado de médium natural ao de médium voluntário. Ou seja: é preciso que o médium aprenda a controlar, pelo poder da vontade, a sua mediunidade natural, em não querendo se tornar joguete nas mãos da própria imaginação.
Um ou outro fenômeno espontâneo e ocasional não precisa ser tomado como indício de mediunidade a ser desenvolvida e praticada, dado que todos nós, seres encarnados, temos certo grau de sensibilidade e estaremos sujeitos a episódios mediúnicos esparsos. Já dizia Boddington, ”A mediunidade é apenas um dos roteiros evolutivos. Outros podem ser mais fáceis para você percorrer”. Quando, porém, começam a ocorrer com certa freqüência, necessitam de atenção, cuidados e esclarecimentos que dificilmente o iniciante tem condição de prover por si mesmo. Mas não significam, necessariamente, que a pessoa tenha vindo com o compromisso  da tarefa mediúnica, mesmo porque sempre nos resta o direito ao livre - arbítrio. Só porque a mocinha viu o espírito da vovó não temos que levá-la  a um centro espírita para “desenvolver-se”, calma.
Se, porém, os fenômenos continuam a ocorrer, e, de maneira variada, então é chegada a hora de procurar alguém que possa opinar com conhecimento de causa e orientar com segurança.
Além do mais esta primeira etapa do fenômeno quase nunca é disciplinada e de elevado teor espiritual. É comum que esses primeiros chamamentos para a tarefa sejam algo incômodos, insistentes e até perturbadores. Torna-se necessário vencer os obstáculos iniciais a fim de que o caminho fique desobstruído para que espíritos mais elevados se aproximem.
Essa primeira fase, precisa ser superada com equilíbrio, paciência e vigilância. O médium em potencial tem que conquistar o que kardec define como “ascendente moral” pelo seu procedimento correto, protegido pelo recurso da Prece.
É preciso enfrentar o problema e buscar ajuda de alguém que saiba, queira e possa contribuir decisivamente para os esclarecimentos dos problemas suscitados”.  


Extraído do livro “Diversidade dos Carismas” de Hermínio Miranda volume II

Escala de Palestras
julho de 98


07/07  Rogério Fagundes Filho
Tema: O Suicídio.

14/07  João Irani Vieira
Tema: Misericórdia de Deus

21/07 Carlos Alberto de Oliveira
Tema: O Maior Milagre do Mundo.

28/07  Dirce De Oliveira Nascimento
Tema: Eutanásia.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Cromoterapia
Nesta  última quinta-feira dia 02/07/98 iniciamos os trabalhos de Cromoterapia de nossa Casa.
Trabalho este que busca a recuperação de processos doentios por meio do uso de cores. A equipe que dará atendimento  já possui longa prática, e, é formada  por:
Carlos Alberto de Oliveira, Carolina Cubas, Jorge Oliveira, Brenda Pereira, Edson Cubas, Irineu Viero, com exeção da Brenda e da Carolina esta  equipe já tratou mais de 6.000 pessoas em outra Casa.
O trabalho inicia sempre as 20:00 h e está aberto a todos.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O QUE É O ESPIRITISMO?
Espiritismo é uma doutrina revelada pelos Espíritos Superiores, através de médiuns, e organizada ( codificada ) por um educador Francês, conhecido por Allan Kardec, em 1857. Surgiu, pois, na França, há mais de um século.
O Espiritismo é ciência
Dizemos que o espiritismo é ciência, porque estuda, à luz da razão e dentro de critérios científicos, os fenômenos mediúnicos, isto é, fenômenos provocados pelos espíritos e que não passam de fatos naturais. Não existe o sobrenatural no Espiritismo: todos os fenômenos, mesmo os mais estranhos, têm explicação científica. São, portanto, de ordem natural.
O Espiritismo é filosofia
O Espiritismo é uma filosofia porque, a partir dos fenômenos espíritas, dá uma interpretação da vida, respondendo questões como “de onde você veio”, “o que faz no mundo”, “para onde  vai, após da morte” .
Toda doutrina que dá uma interpretação da vida, uma concepção própria do mundo, é uma filosofia.
O Espiritismo é religião
Dizemos, também que o Espiritismo é religião, porque ele tem por fim a transformação moral do homem, retomando os ensinamentos de Jesus Cristo, para que sejam aplicados na vida diária de cada pessoa. Revive o Cristianismo na sua verdadeira expressão de amor e caridade.
O Sentido da religião espírita
O espiritismo não é uma religião organizada dentro de uma  estrutura clerical. Neste sentido, ele é profundamente diferente das religiões tradicionais. Não tem sacerdotes, nem chefes religiosos. Não tem Templos suntuosos. Não adota cerimonias de espécie alguma. Não tem rituais. 


Gazeta de abril de 1998

GAZETA ESPIRITA
Abril de 1998
CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS ESPÍRITAS DE CURITIBA - CEPEC
R. HENRIQUE CORRÊA, 345 BAIRRO ALTO CURITIBA - PR FUNDADOR: EDISON L. B. CUBAS
Abril Desencarne de Kardec
N
este dia 18 de Abril, contamos com a participação de nossa irmã Carolina Cubas, que nos brindou com uma palestra sobre a vida de Allan Kardec. Inaugurou, assim, sua nova caminhada dentro da Doutrina, com grande eloqüência e simpatia. Seja bem vinda a esta seara de trabalho!

Curso de Oratória
Também tivemos a oportunidade de promover um dos Cursos que mais importância tem na divulgação da Doutrina Espírita. Pois, não basta conhecer a Doutrina, é preciso saber comunicar este conhecimento a todos os interessados.
E, foi isso que nosso Irmão Paulo Hack, mestre em Oratória, nos possibilitou, através de 5 aulas com 10 horas de duração. Preparou alguns dos Irmãos da Casa que se interessam sobre o assunto.
Foram mais de 10. Isso quer dizer que temos gente nova para falar na Casa. Os destaques foram as Sras. Carolina Cubas e Nicinha Munhoz.

Pensamento: “Não busque ser o maior em coisas menores.”
Novo Trabalho de Terça-Feira .
Com a implantação de mais uma modalidade de atendimento, a

Acupressura (terapia feita por meio de pressão dos dedos e mãos e voltada particularmente para problemas de coluna), passamos a atender uma grande parcela de irmãos, que sofrem deste mal. O tratamento é grátis e conta com profissional altamente treinado, o nosso Irmão Luiz Carlos Lopes.

Palestras.
Fica a encargo do Irmão João Carlos a escalação dos palestristas da Casa. E, daqui para frente, teremos editadas as escalas em nosso noticiário.

Cromoterapia.
A partir de Junho estaremos dando início aos trabalhos de Cromoterapia. As turmas de trabalho já estão sendo treinadas. Os trabalhos serão às quintas-feiras, sempre às 20:00 h. A direção deste trabalho será de nosso Irmão Carlos Alberto de Oliveira.

E B M
O nosso Curso de Estudos Básicos da Mediunidade, já se encontra há mais da metade do programa deste semestre. A turma formada por 38 alunos matriculados, vem apresentando alto índice de frequência, com mais de 80% de comparecimento. O comando deste trabalho está a cargo de nossos Irmãos Carlos Alberto de Oliveira e Brenda Rocha Al-Chueyr Martins Pereira.

Sala de Passes.
A organização da Sala de Passes vem sendo feita pelo nosso Irmão Jairo Melo. Passistas não escalados, que quiserem trabalhar, devem se dirigir a ele.
Eventos.
Este departamento vem mostrando muito serviço. Já foram duas Confraternizações coroadas de muita alegria, onde procuramos praticar a fraternidade com nossos afins, apertando laços de amizade. A equipe é de lascar: Jairo Melo e esposa, Sra. Lourdes Melo / Luiz Carlos Lopes e esposa, Sra. Elvira Lopes / Sra. Nelza Nakama / Sra. Maria Satiko Sakuma / Sr. Álvaro Beltrami.

Cura Espiritual
O pessoal comandado pelo Irmão Celso, como de hábito vem aliviando a dor de muita gente. O trabalho ganhou força com a nova distribuição de tarefas e o ingresso de caras novas ( Marcela Lemos / Jairo Lemos / Carlos Moraes / Simone Custódio / Luiz Lopes / Satiko Sakuma / Claudete Oliveira / Albertina Silva.)
Diálogo Fraterno Aqui, a equipe também conta com irmãos dedicados sob o comando do Emílio Sakuma, juntamente com Aline, Brenda, Jorge, Lourdes, João Carlos, Carolina, e o apoio do casal Abelha Fucio (Nelson e Alice), assim como a irmã Rachel e o incansável Marcos.
Psicografia do mês
“Deus e Nós.”
Sebastião Louredo, estimado motorista, depois de afeiçoar-se ao Evangelho, fizera-se mais consagrado à Oração.
Clarividente, encontrava grande consolo na palavra de Eusébio, o instrutor espiritual que lhe dedicava incessante carinho.
Entretanto, apesar de todos os votos que fazia, estava sempre a braços com dificuldades morais de vulto.
Tomando o automóvel, pela manhã, certa feita afirmou:
- Deus está comigo. Deus está do meu lado. Deus me ajudará. Deus me dará suas mãos.
Mas, justamente nesse dia, Sebastião rixou com alguns colegas, perdeu a calma, abusou da velocidade, foi multado, desentendeu-se formalmente com o Posto Fiscal.
À noite, no instante das orações, sentia-se envergonhado.
Como de outras vezes, Eusébio surgiu-lhe aos olhos e argumentou, convincente. O pupilo errara com agravantes. Conhecia as próprias obrigações. Cabia-lhe controlar-se, asserenar-se, pois que espírita algum pode, em boa consciência, ignorar o dever da humildade.
Sebastião, contudo, insatisfeito consigo mesmo, disse em voz alta:
- Meu amigo, meu irmão, como proceder ? Saí de casa orando, buscando vigiar...
E muitas vezes repeti hoje: “Deus estará comigo. Deus me ajudará. Deus me dará suas mãos.”
- Sim, sim - concordou Eusébio -, tudo está certo, mas não esqueça de que nós também precisamos estar com Deus, permanecer ao lado de Deus, ajudar a Deus e entregar as mãos a Deus. Está bem ?
Sebastião gaguejou, gaguejou e acabou conformando-se :
- Está bem.
- Então - disse Eusébio -, amanhã começamos tudo de novo.....
Hilário Silva ( Waldo Vieira ) - “A Vida Escreve”, 1960.
------------------------------------------
Escala de Palestristas
04/05 Elvira Lopes
Tema: Cap. 9 LM
05/05 Eunice Munhoz
Tema: Amai os vossos inimigos Cap XII Evangelho Seg. Esp.
11/05 Jairo Mello
Tema: Cap. 10 LM
12/05 Dr. Milton De Lucca
Tema: O aborto
18/05 Claudete Oliveira
Tema: Cap. 11 LM
19/05 Terezinha Colle
Tema: Em aberto
25/05 Eunice Munhoz
Tema: Cap. 12 LM
26/05 Paulo Hack
Tema: Há muitas moradas .......
Cap. III Evangelho Seg. Espir.
____________________________
Jantar Dançante
Foi realizado no dia 25 próximo passado, jantar dançante de nosso Centro, nas instalações do Amigo Diego, que gentilmente abriu suas portas para nós.
A comida esteve a cargo do Casal Luiz Lopes e Elvira, dignos dos maiores elogios; não havia quem não tecesse os mais efusivos comentários sobre o prato servido.
A equipe toda da Casa apresentou a maior empolgação no preparo de toda a festa, o que nos dá a certeza de novos e melhores eventos, visto ser, este, o primeiro realizado pelo pessoal. Imaginem agora que já se entrosaram, como será o seguinte.
A música foi do “Ponte de Safena” do qual faz parte nosso irmão Carlos, e parece que agradou.
Tivemos a presença de 250 pessoas que se divertiram até às 3:00 h da madrugada, e só foram embora porque o Diego tinha que fechar o Salão.
Todo o grupo encarregado de promover esse evento está de parabéns.
Até o próximo!
____________________________
Um Pouco de Nossa História
Na noite de 30 de Janeiro de 1995 reuniram-se algumas pessoas (16) com o objetivo de preservar um trabalho que já faziam a 5 anos, e que derrepente se viam impedidas de poderem continuar. Proibição esta que alterou profundamente a vida de muitas pessoas.
O trabalho em questão era a CROMOTERAPIA. Parceiros com muito poder e pouca vontade decidiram sem sequer discutir a validade ou não do mesmo acabar com ele. De imediato o grande desafio era onde encontrar um local para continuar a labuta. Foi aí que um colaborador e admirador do trabalho teve o despreendimento de ceder as dependências de seu escritório, uma noite por semana, dando, então, uma solução para o problema. Em menos de um mes, o grupo já ocupava 2 dias da semana e, em 6 meses, já atendia perto de 70 pessoas nas noites de terça-feira, contando também com curso de desenvolvimento mediúnico e trabalhos de pesquisas espirituais. A necessidade de uma sede própria era urgente, e mais uma vez brilhou o despreendimento de nosso Irmão Edison Luiz Barbosa Cubas, que não só cedeu o terreno como foi o grande provedor da obra até aqui. Hoje só nos cabe dizer a ele: “ MUITO OBRIGADO ”.



GAZETA ESPIRITA
Abril de 1998
CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS ESPÍRITAS DE CURITIBA - CEPEC
R. HENRIQUE CORRÊA, 345 BAIRRO ALTO CURITIBA - PR FUNDADOR: EDISON L. B. CUBAS
Abril Desencarne de Kardec
N
este dia 18 de Abril, contamos com a participação de nossa irmã Carolina Cubas, que nos brindou com uma palestra sobre a vida de Allan Kardec. Inaugurou, assim, sua nova caminhada dentro da Doutrina, com grande eloqüência e simpatia. Seja bem vinda a esta seara de trabalho!

Curso de Oratória
Também tivemos a oportunidade de promover um dos Cursos que mais importância tem na divulgação da Doutrina Espírita. Pois, não basta conhecer a Doutrina, é preciso saber comunicar este conhecimento a todos os interessados.
E, foi isso que nosso Irmão Paulo Hack, mestre em Oratória, nos possibilitou, através de 5 aulas com 10 horas de duração. Preparou alguns dos Irmãos da Casa que se interessam sobre o assunto.
Foram mais de 10. Isso quer dizer que temos gente nova para falar na Casa. Os destaques foram as Sras. Carolina Cubas e Nicinha Munhoz.

Pensamento: “Não busque ser o maior em coisas menores.”
Novo Trabalho de Terça-Feira .
Com a implantação de mais uma modalidade de atendimento, a

Acupressura (terapia feita por meio de pressão dos dedos e mãos e voltada particularmente para problemas de coluna), passamos a atender uma grande parcela de irmãos, que sofrem deste mal. O tratamento é grátis e conta com profissional altamente treinado, o nosso Irmão Luiz Carlos Lopes.

Palestras.
Fica a encargo do Irmão João Carlos a escalação dos palestristas da Casa. E, daqui para frente, teremos editadas as escalas em nosso noticiário.

Cromoterapia.
A partir de Junho estaremos dando início aos trabalhos de Cromoterapia. As turmas de trabalho já estão sendo treinadas. Os trabalhos serão às quintas-feiras, sempre às 20:00 h. A direção deste trabalho será de nosso Irmão Carlos Alberto de Oliveira.

E B M
O nosso Curso de Estudos Básicos da Mediunidade, já se encontra há mais da metade do programa deste semestre. A turma formada por 38 alunos matriculados, vem apresentando alto índice de frequência, com mais de 80% de comparecimento. O comando deste trabalho está a cargo de nossos Irmãos Carlos Alberto de Oliveira e Brenda Rocha Al-Chueyr Martins Pereira.

Sala de Passes.
A organização da Sala de Passes vem sendo feita pelo nosso Irmão Jairo Melo. Passistas não escalados, que quiserem trabalhar, devem se dirigir a ele.
Eventos.
Este departamento vem mostrando muito serviço. Já foram duas Confraternizações coroadas de muita alegria, onde procuramos praticar a fraternidade com nossos afins, apertando laços de amizade. A equipe é de lascar: Jairo Melo e esposa, Sra. Lourdes Melo / Luiz Carlos Lopes e esposa, Sra. Elvira Lopes / Sra. Nelza Nakama / Sra. Maria Satiko Sakuma / Sr. Álvaro Beltrami.

Cura Espiritual
O pessoal comandado pelo Irmão Celso, como de hábito vem aliviando a dor de muita gente. O trabalho ganhou força com a nova distribuição de tarefas e o ingresso de caras novas ( Marcela Lemos / Jairo Lemos / Carlos Moraes / Simone Custódio / Luiz Lopes / Satiko Sakuma / Claudete Oliveira / Albertina Silva.)
Diálogo Fraterno Aqui, a equipe também conta com irmãos dedicados sob o comando do Emílio Sakuma, juntamente com Aline, Brenda, Jorge, Lourdes, João Carlos, Carolina, e o apoio do casal Abelha Fucio (Nelson e Alice), assim como a irmã Rachel e o incansável Marcos.
Psicografia do mês
“Deus e Nós.”
Sebastião Louredo, estimado motorista, depois de afeiçoar-se ao Evangelho, fizera-se mais consagrado à Oração.
Clarividente, encontrava grande consolo na palavra de Eusébio, o instrutor espiritual que lhe dedicava incessante carinho.
Entretanto, apesar de todos os votos que fazia, estava sempre a braços com dificuldades morais de vulto.
Tomando o automóvel, pela manhã, certa feita afirmou:
- Deus está comigo. Deus está do meu lado. Deus me ajudará. Deus me dará suas mãos.
Mas, justamente nesse dia, Sebastião rixou com alguns colegas, perdeu a calma, abusou da velocidade, foi multado, desentendeu-se formalmente com o Posto Fiscal.
À noite, no instante das orações, sentia-se envergonhado.
Como de outras vezes, Eusébio surgiu-lhe aos olhos e argumentou, convincente. O pupilo errara com agravantes. Conhecia as próprias obrigações. Cabia-lhe controlar-se, asserenar-se, pois que espírita algum pode, em boa consciência, ignorar o dever da humildade.
Sebastião, contudo, insatisfeito consigo mesmo, disse em voz alta:
- Meu amigo, meu irmão, como proceder ? Saí de casa orando, buscando vigiar...
E muitas vezes repeti hoje: “Deus estará comigo. Deus me ajudará. Deus me dará suas mãos.”
- Sim, sim - concordou Eusébio -, tudo está certo, mas não esqueça de que nós também precisamos estar com Deus, permanecer ao lado de Deus, ajudar a Deus e entregar as mãos a Deus. Está bem ?
Sebastião gaguejou, gaguejou e acabou conformando-se :
- Está bem.
- Então - disse Eusébio -, amanhã começamos tudo de novo.....
Hilário Silva ( Waldo Vieira ) - “A Vida Escreve”, 1960.
------------------------------------------
Escala de Palestristas
04/05 Elvira Lopes
Tema: Cap. 9 LM
05/05 Eunice Munhoz
Tema: Amai os vossos inimigos Cap XII Evangelho Seg. Esp.
11/05 Jairo Mello
Tema: Cap. 10 LM
12/05 Dr. Milton De Lucca
Tema: O aborto
18/05 Claudete Oliveira
Tema: Cap. 11 LM
19/05 Terezinha Colle
Tema: Em aberto
25/05 Eunice Munhoz
Tema: Cap. 12 LM
26/05 Paulo Hack
Tema: Há muitas moradas .......
Cap. III Evangelho Seg. Espir.
____________________________
Jantar Dançante
Foi realizado no dia 25 próximo passado, jantar dançante de nosso Centro, nas instalações do Amigo Diego, que gentilmente abriu suas portas para nós.
A comida esteve a cargo do Casal Luiz Lopes e Elvira, dignos dos maiores elogios; não havia quem não tecesse os mais efusivos comentários sobre o prato servido.
A equipe toda da Casa apresentou a maior empolgação no preparo de toda a festa, o que nos dá a certeza de novos e melhores eventos, visto ser, este, o primeiro realizado pelo pessoal. Imaginem agora que já se entrosaram, como será o seguinte.
A música foi do “Ponte de Safena” do qual faz parte nosso irmão Carlos, e parece que agradou.
Tivemos a presença de 250 pessoas que se divertiram até às 3:00 h da madrugada, e só foram embora porque o Diego tinha que fechar o Salão.
Todo o grupo encarregado de promover esse evento está de parabéns.
Até o próximo!
____________________________
Um Pouco de Nossa História
Na noite de 30 de Janeiro de 1995 reuniram-se algumas pessoas (16) com o objetivo de preservar um trabalho que já faziam a 5 anos, e que derrepente se viam impedidas de poderem continuar. Proibição esta que alterou profundamente a vida de muitas pessoas.
O trabalho em questão era a CROMOTERAPIA. Parceiros com muito poder e pouca vontade decidiram sem sequer discutir a validade ou não do mesmo acabar com ele. De imediato o grande desafio era onde encontrar um local para continuar a labuta. Foi aí que um colaborador e admirador do trabalho teve o despreendimento de ceder as dependências de seu escritório, uma noite por semana, dando, então, uma solução para o problema. Em menos de um mes, o grupo já ocupava 2 dias da semana e, em 6 meses, já atendia perto de 70 pessoas nas noites de terça-feira, contando também com curso de desenvolvimento mediúnico e trabalhos de pesquisas espirituais. A necessidade de uma sede própria era urgente, e mais uma vez brilhou o despreendimento de nosso Irmão Edison Luiz Barbosa Cubas, que não só cedeu o terreno como foi o grande provedor da obra até aqui. Hoje só nos cabe dizer a ele: “ MUITO OBRIGADO ”.



GAZETA ESPIRITA
Abril de 1998
CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS ESPÍRITAS DE CURITIBA - CEPEC
R. HENRIQUE CORRÊA, 345 BAIRRO ALTO CURITIBA - PR FUNDADOR: EDISON L. B. CUBAS

Abril Desencarne de Kardec
N
este dia 18 de Abril, contamos com a participação de nossa irmã Carolina Cubas, que nos brindou com uma palestra sobre a vida de Allan Kardec. Inaugurou, assim, sua nova caminhada dentro da Doutrina, com grande eloqüência e simpatia. Seja bem vinda a esta seara de trabalho!


Curso de Oratória

Também tivemos a oportunidade de promover um dos Cursos que mais importância tem na divulgação da Doutrina Espírita. Pois, não basta conhecer a Doutrina, é preciso saber comunicar este conhecimento a todos os interessados.

E, foi isso que nosso Irmão Paulo Hack, mestre em Oratória, nos possibilitou, através de 5 aulas com 10 horas de duração. Preparou alguns dos Irmãos da Casa que se interessam sobre o assunto.

Foram mais de 10. Isso quer dizer que temos gente nova para falar na Casa. Os destaques foram as Sras. Carolina Cubas e Nicinha Munhoz.


Pensamento: “Não busque ser o maior em coisas menores.”

Novo Trabalho de Terça-Feira .

Com a implantação de mais uma modalidade de atendimento, a



Acupressura (terapia feita por meio de pressão dos dedos e mãos e voltada particularmente para problemas de coluna), passamos a atender uma grande parcela de irmãos, que sofrem deste mal. O tratamento é grátis e conta com profissional altamente treinado, o nosso Irmão Luiz Carlos Lopes.


Palestras.

Fica a encargo do Irmão João Carlos a escalação dos palestristas da Casa. E, daqui para frente, teremos editadas as escalas em nosso noticiário.


Cromoterapia.

A partir de Junho estaremos dando início aos trabalhos de Cromoterapia. As turmas de trabalho já estão sendo treinadas. Os trabalhos serão às quintas-feiras, sempre às 20:00 h. A direção deste trabalho será de nosso Irmão Carlos Alberto de Oliveira.


E B M

O nosso Curso de Estudos Básicos da Mediunidade, já se encontra há mais da metade do programa deste semestre. A turma formada por 38 alunos matriculados, vem apresentando alto índice de frequência, com mais de 80% de comparecimento. O comando deste trabalho está a cargo de nossos Irmãos Carlos Alberto de Oliveira e Brenda Rocha Al-Chueyr Martins Pereira.



Sala de Passes.

A organização da Sala de Passes vem sendo feita pelo nosso Irmão Jairo Melo. Passistas não escalados, que quiserem trabalhar, devem se dirigir a ele.
Eventos.

Este departamento vem mostrando muito serviço. Já foram duas Confraternizações coroadas de muita alegria, onde procuramos praticar a fraternidade com nossos afins, apertando laços de amizade. A equipe é de lascar: Jairo Melo e esposa, Sra. Lourdes Melo / Luiz Carlos Lopes e esposa, Sra. Elvira Lopes / Sra. Nelza Nakama / Sra. Maria Satiko Sakuma / Sr. Álvaro Beltrami.


Cura Espiritual

O pessoal comandado pelo Irmão Celso, como de hábito vem aliviando a dor de muita gente. O trabalho ganhou força com a nova distribuição de tarefas e o ingresso de caras novas ( Marcela Lemos / Jairo Lemos / Carlos Moraes / Simone Custódio / Luiz Lopes / Satiko Sakuma / Claudete Oliveira / Albertina Silva.)

Diálogo Fraterno Aqui, a equipe também conta com irmãos dedicados sob o comando do Emílio Sakuma, juntamente com Aline, Brenda, Jorge, Lourdes, João Carlos, Carolina, e o apoio do casal Abelha Fucio (Nelson e Alice), assim como a irmã Rachel e o incansável Marcos.

Psicografia do mês

“Deus e Nós.”

Sebastião Louredo, estimado motorista, depois de afeiçoar-se ao Evangelho, fizera-se mais consagrado à Oração.

Clarividente, encontrava grande consolo na palavra de Eusébio, o instrutor espiritual que lhe dedicava incessante carinho.

Entretanto, apesar de todos os votos que fazia, estava sempre a braços com dificuldades morais de vulto.

Tomando o automóvel, pela manhã, certa feita afirmou:

- Deus está comigo. Deus está do meu lado. Deus me ajudará. Deus me dará suas mãos.

Mas, justamente nesse dia, Sebastião rixou com alguns colegas, perdeu a calma, abusou da velocidade, foi multado, desentendeu-se formalmente com o Posto Fiscal.

À noite, no instante das orações, sentia-se envergonhado.

Como de outras vezes, Eusébio surgiu-lhe aos olhos e argumentou, convincente. O pupilo errara com agravantes. Conhecia as próprias obrigações. Cabia-lhe controlar-se, asserenar-se, pois que espírita algum pode, em boa consciência, ignorar o dever da humildade.

Sebastião, contudo, insatisfeito consigo mesmo, disse em voz alta:

- Meu amigo, meu irmão, como proceder ? Saí de casa orando, buscando vigiar...

E muitas vezes repeti hoje: “Deus estará comigo. Deus me ajudará. Deus me dará suas mãos.”

- Sim, sim - concordou Eusébio -, tudo está certo, mas não esqueça de que nós também precisamos estar com Deus, permanecer ao lado de Deus, ajudar a Deus e entregar as mãos a Deus. Está bem ?

Sebastião gaguejou, gaguejou e acabou conformando-se :

- Está bem.

- Então - disse Eusébio -, amanhã começamos tudo de novo.....

Hilário Silva ( Waldo Vieira ) - “A Vida Escreve”, 1960.

------------------------------------------

Escala de Palestristas

04/05 Elvira Lopes

Tema: Cap. 9 LM

05/05 Eunice Munhoz

Tema: Amai os vossos inimigos Cap XII Evangelho Seg. Esp.

11/05 Jairo Mello

Tema: Cap. 10 LM

12/05 Dr. Milton De Lucca

Tema: O aborto

18/05 Claudete Oliveira

Tema: Cap. 11 LM

19/05 Terezinha Colle

Tema: Em aberto

25/05 Eunice Munhoz

Tema: Cap. 12 LM

26/05 Paulo Hack

Tema: Há muitas moradas .......

Cap. III Evangelho Seg. Espir.

____________________________

Jantar Dançante

Foi realizado no dia 25 próximo passado, jantar dançante de nosso Centro, nas instalações do Amigo Diego, que gentilmente abriu suas portas para nós.

A comida esteve a cargo do Casal Luiz Lopes e Elvira, dignos dos maiores elogios; não havia quem não tecesse os mais efusivos comentários sobre o prato servido.

A equipe toda da Casa apresentou a maior empolgação no preparo de toda a festa, o que nos dá a certeza de novos e melhores eventos, visto ser, este, o primeiro realizado pelo pessoal. Imaginem agora que já se entrosaram, como será o seguinte.

A música foi do “Ponte de Safena” do qual faz parte nosso irmão Carlos, e parece que agradou.

Tivemos a presença de 250 pessoas que se divertiram até às 3:00 h da madrugada, e só foram embora porque o Diego tinha que fechar o Salão.

Todo o grupo encarregado de promover esse evento está de parabéns.

Até o próximo!

____________________________

Um Pouco de Nossa História

Na noite de 30 de Janeiro de 1995 reuniram-se algumas pessoas (16) com o objetivo de preservar um trabalho que já faziam a 5 anos, e que derrepente se viam impedidas de poderem continuar. Proibição esta que alterou profundamente a vida de muitas pessoas.

O trabalho em questão era a CROMOTERAPIA. Parceiros com muito poder e pouca vontade decidiram sem sequer discutir a validade ou não do mesmo acabar com ele. De imediato o grande desafio era onde encontrar um local para continuar a labuta. Foi aí que um colaborador e admirador do trabalho teve o despreendimento de ceder as dependências de seu escritório, uma noite por semana, dando, então, uma solução para o problema. Em menos de um mes, o grupo já ocupava 2 dias da semana e, em 6 meses, já atendia perto de 70 pessoas nas noites de terça-feira, contando também com curso de desenvolvimento mediúnico e trabalhos de pesquisas espirituais. A necessidade de uma sede própria era urgente, e mais uma vez brilhou o despreendimento de nosso Irmão Edison Luiz Barbosa Cubas, que não só cedeu o terreno como foi o grande provedor da obra até aqui. Hoje só nos cabe dizer a ele: “ MUITO OBRIGADO ”.

copia do jornal de dezembro de 1999

Encerramento do
6º EBM

Na noite do último dia 01/12/99 realizou-se a entrega dos certificados dos alunos do EBM. O evento foi comemorado com agradável festa americana. Participaram da festa alguns colaboradores mais antigos, que vieram dar as boas vindas aos novos participantes da casa. Como já é tradição em nossa casa o ambiente foi dos mais agradáveis. A tônica porém que deve ser enfatizada é o fato de podermos contar já na sequência com mais 26 médiuns em nossa Casa , o que vai possibilitar maiores e melhores atendimentos, tanto no plano físico como no plano espiritual. Que sejam bem vindos este novos valores somando aos que aqui primeiro chegaram. Nossa alegria é que parece que os tempos de somente curiosidade parecem estar passando. A praxe sempre foi que num grupo de 38 alunos ficariam nos trabalhos entre 8 e 10 pessoas, entretanto desta vez perdemos apenas 12, sendo que dos 26 restantes somente 2 declararam que não continuarão a frequentar o CEPEC, ainda assim por problemas outros que os impossibilitam a continuidade. De nossa parte só nos resta agradecer a Deus a possibilidade de concluirmos mais esta turma, e com isso propagando um pouco mais a Doutrina Kardecista. Meus sinceros agradecimentos a todos os meus colaboradores, que incansávelmente vestiram a camisa com total dedicação.
Neri Pscheidt, Brenda Pereira, Carolina Cubas, Mauro Lopes. Assim como a todos os outros colaboradores indiretos, diretores, secratária, caseiro etc.........
Que no próximo possamos estar juntos novamente e, quiçá, com uma turma maior ainda, para enfim elevarmos o conhecimento das coisas do espírito ao seu devido lugar. Deus nos abençoe.
Carlos Alberto de Oliveira.

Táticas de Marketing
Eis algumas sugestões para contra-atacar vendedores por telemarketing – deixando-os tão alucinados quanto você.
1. Se o vendedor começar dizendo “Como está passando?”, eis uma boa resposta: “Que bom que você perguntou, pois hoje em dia ninguém parece se importar por isso. Minha ciática está me incomodando, minhas pálpebras doem e meu cachorro acabou de morrer......”
2. Depois que a pessoa se identificar, peça o nome e o sobrenome. A seguir peça que soletre o nome e o sobrenome. A seguir peça que soletre o nome da firma. Depois pergunte onde fica a companhia. Finalmente peça que repita tudo.
3. Se o vendedor for do sexo oposto, escute a conversa, depois peça que ela ou ele se case com você. No silêncio que se seguir, diga que nem em sonho daria o número do cartão de crédito para um desconhecido.
4. Assim que começar o papo do vendedor, grite o mais alto possível: Äh, meu Deus!”e desligue.
5. Diga ao vendedor que está ocupado, mas que terá prazer em ligar para ele. Quando ele disser que isso é contra as normas da companhia ( todos dirão isto), peça o telefone da residência dele. Isso encerrará o telefonema mais depressa que qualquer outra tática.

Lou Ferraro – citado por Bob Levey no Washington Post.
------------------------------------------------------------------------------------------------

Com um pé no ano 2000
Chegamos finalmente aos derradeiros momentos deste que foi talvez, o pior ano para todos os brasileiros de classe média.
Nossos governantes prometeram o céu e entregaram o purgatório. Queixas à parte temos a obrigação de manter a esperança de vermos neste próximo milênio o começo do fim da fome, do desemprego, da descrença, do egoismo. Que este tão falado homem cibernético possa enfim aparecer e trazer um, melhor padrão de vida para TODOS os habitantes do Planeta. Estes são os votos desta Casa, um ano novo cheio de alegrias e realizações que contemple não só o lado material, mas principalmente o espiritual. Deus abençoe-nos a todos.

------------------------------------------------------------------------------------------------

BALANÇO 99
2º FEIRA:
Grupo I Médiuns: ........................11
Dirigente: Emílio Sakuma
Dias trabalhados: .............................44

Grupo II Médiuns: 12
Dirigente: Carlos Alberto de Oliveira
Dias trabalhados:..............................44

3º FEIRA
Avaliações: ................................... 245
Atendimentos...............................1250
Altas:..............................................113
Abandonos.......................................74
Em tratamento.................................54
Percentual de casos resolvidos...60,42%

4º FEIRA (5)
Alunos matriculados: ....................38
Alunos formados:............................26
5º FEIRA
Teve início em agosto sem estatística, pois mudou de dia e hora.

Total de dias trabalhados..........108 dias

------------------------------------------------------------------------------------------------

Frase :
“Os homens se tornam mais fortes quando compreendem que a única mão que os pode de fato ajudar, é a que está no fim do próprio braço”
Sidney Phillips

------------------------------------------------------------------------------------------------

Psicografia do mês

Escolhas
Meu irmão, não lamentes a vida que tens, pois foste voz mesmo que a criastes. Não culpe Deus pelas suas escolhas, se a vida não está como querias, foi porque por seu livre-arbítrio escolhestes o caminho errado e agora estas colhendo o que semeastes. As leis de Deus não falham, às vezes, somente tardam, segundo nosso entendimento, mas não falham. A sua vida é criação sua. Fomos feitos para a felicidade, para sermos felizes. Se por algum desvio erramos o caminho, colhemos mais adiante os frutos de nossa escolha. Não lamentes pois sua vida, se a queres diferente, faça-a diferente, depende só de você, apenas de você, mudar o rumo de sua vida. Agora sabes o que tens a fazer , então faça, e, verá que bons frutos colherá no futuro, verá a felicidade encher seu coração e daqueles a quem ama. #
( Kelly Yumi Kon )

Pagina recebida no CEPEC em 08/11/99, no grupo do Emílio.

------------------------------------------------------------------------------------------------

LEMBRETE.
Por que está guardando tantas coisas inúteis?
Para que tantas coisas em seus armários, quando seus irmãos estão com os deles vazios? Distribua tudo aquilo que lhe não está servindo, para que sua alma não fique pesada demais, quando se afastar da terra. “O coração do homem está onde está seu tesouro”. Se você juntar muitas coisas inúteis, a elas poderá permanecer preso, sem conseguir alçar vôo para regiões bem aventuradas. Mensagem 37 do livro “Minutos de Sabedoria” Pastorino.

----------------------------------------------------------------------------------------------

DESEJO

Desejo primeiro, que você ame, e que amando, também seja amado.
E que se não for, seja breve em esquecer
e esquecendo não guarde mágoa.
Desejo pois, que não seja assim, mas se for, saiba ser sem desesperar.
Desejo também que tenha amigos, que mesmo maus e inconseqüentes, sejam corajosos e fiéis,
e que em pelo menos num deles você possa confiar sem duvidar.
E porque a vida é assim, desejo ainda que você tenha inimigos;
Nem muitos, nem poucos, mas na medida exata para que, algumas vezes,
você interpele a respeito de suas próprias certezas.
E que entre eles, haja pelo menos um que seja justo,
para que você não se sinta demasiado seguro.
Desejo depois que você seja útil, mas não insubstituível.
E que nos maus momentos, quando não restar mais nada,
essa utilidade seja suficiente para manter você de pé.
Desejo ainda que você seja tolerante;
não com os que erram pouco, porque isso é fácil,
mas com os que erram muito e irremediavelmente,
e que fazendo bom uso dessa tolerância, você sirva de exemplo aos outros.
Desejo que você sendo jovem não amadureça depressa demais,
e que sendo maduro, não insista em
rejuvenescer e que sendo velho não se dedique ao desespero.
Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor e é preciso deixar que eles escorram por entre nós.
Desejo por sinal que você seja triste;
não o ano todo, mas apenas um dia.
Mas que nesse dia descubra que o riso diário é bom;
o riso habitual é insosso e o riso constante é insano.
Desejo que você descubra, com o máximo de urgência,
acima e a despeito de tudo, que existem oprimidos,
injustiçados e infelizes, e que estão à sua volta.
Desejo ainda que você afague um gato,
alimente um cuco e ouça o joão-de-barro erguer triunfante o seu canto matinal;
porque assim, você se sentirá bem por nada.
Desejo também que você plante uma semente, por mais minúscula que seja, e acompanhe o seu crescimento,
para que você saiba de que quantas muitas vidas é feita uma árvore.
desejo outrossim, que você tenha dinheiro,
porque é preciso ser prático.
E que pelo menos uma vez por ano coloque um pouco dele
na sua frente e diga "Isso é meu", só para que fique bem claro quem é o dono de quem.
Desejo também que nenhum dos seus afetos morra,
por ele e por você, mas que se morrer,
você possa chorar sem se lamentar e sofrer sem se culpar.
Desejo por fim que você sendo um homem, tenha uma boa mulher,
e que sendo uma mulher, tenha um bom homem
e que se amem hoje, amanhã e no dia seguinte,
e quando estiverem exaustos e sorridentes,
ainda haja amor para recomeçar.
E se tudo isso acontecer, não tenho nada mais a lhe desejar.

Victor Hugo

A Diretoria desta Casa faz das palavras deste maravilhoso escritor, seus votos de um feliz início dos anos 2000.
___________________________________

CHURRASCO/ BINGO
Realizado no dia 21 de novembro nosso último almoço do ano. Atendendo as solicitações principalmente de nossos irmãos Reinaldo e Sandra, fizemos a inclusão de um bingo para ajudar em nossa arrecadação. Compareceram aproximadamente 100 pessoas, que junto conosco desfrutaram momentos de descontração e alegria. O maior prêmio do dia, uma bicicleta de 20 marchas saiu para o irmão Luiz Langer do EBM. No Ano que vem tem mais. #

FESTA DE NATAL
Nossos irmãos Alice Fúcio e Mauro Lopes, estão organizando o recolhimento de doações para o natal de crianças carentes. Quando serão atendidas cerca de 80 menores. Precisamos da ajuda de todos os simpatizantes do CEPEC, unidos nesta empreitada. Doações com Alice Fone: 867-5465, horário comercial.

domingo, 26 de dezembro de 2010

jantar no restaurante madalozo CEPEC.wmv



Este registro marca um do maiores momentos na história do CEPEC.
Apos grande mobilizaçao liderada pelo Irmao Carlos, colocamos perto de 800 pessoas pagantes, possibilitando um grande empurrao para concretizar nossa construçao. Varios centros de curitiba se fizeram representar nos ajudando.
A musica foi do Ponte de Safena Samba Jazz do Irmao Carlos, que gratuitamente fez a festa.

sábado, 16 de outubro de 2010

Almoço CEPEC

Jantar dançante CEPEC no salao da BR

Natais em Rio Branco do Sul

Inicio da construçao

História do CEPEC - 1 Parte

A fundação

Os Primeiros Passos da Construção

A Construção

Os Primeiros Trabalhadores

Os Primeiros alunos

Os Trabalhos Desenvolvidos

Os Trabalhos Comunitários

A Divulgação da Doutrina

Fundaçao

No final do ano de 1994, logo após a eleição para presidente no Centro de Estudos Espíritas Francisco de Assis, quando toma posse o Sr. Celso Carneiro, este decide por imposição da Federação Espírita do Paraná, por fim ao trabalho de CROMOTERAPIA, um trabalho benemérito que em 4 anos atendeu o impressionante numero de 7600 pessoas, curando e trazendo alivio a mais de 62% das pessoas que nos procuravam.

Este trabalho era comandado por 3 idealistas da casa , Carlos Alberto de Oliveira, Romeu Machado e Hideth Mantovani França. Alem de contar com outros 50 médiuns.

Apesar de não ser doutrina espírita, este trabalho trouxe mais gente para a doutrina em cinco anos, que os outros 36 anos de existência da casa.

Por um lado, proporcionava alívio gratuito a pessoas com dificuldades, e por outro, mostrava a essência da palavra CARIDADE, na prática; assim como os fazía ouvir palestras espíritas, onde aos poucos perdiam o medo e o preconceito que na época ainda era muito grande.

Para se ter idéia da magnitude disto, o primeiro curso de doutrina espírita oferecido após a implantação da CROMOTERAPIA no Centro, pulou de parcas 10 ou 12 inscrições, para 135 alunos ávidos em aprender aquela doutrina, que se mostrava tão interessada em aliviar as dores de seus corpos e apascentar a alma, com seus ensinamentos.

O encerramento deste trabalho levou estas pessoas a se desligarem da Casa. Ficando no primeiro tempo perdidas, sem rumo, sem entender do porque, de tanta descriminação dentro da doutrina que pregava amor ao próximo, que fora da caridade não há salvação. Simplesmente não dava para entender, tanto preconceito de homens estudados e cultos.


A Decisao

Na noite de 30 de Janeiro de 1995 reuniram-se 16 pessoas ( Romeu Machado, Hildeth Mantovani França, Nelson Setti, Eda Setti, Maria Carolina Cubas, Satiko Sakuma, Emilio Sakuma, Nelza Nakama, Eunice Munhoz, Dione Meyer, Nelson Meyer, Jorge Oliveira, Eloete Camili de Oliveira, Ozires Ayres, Edson Luiz Barbosa Cubas) com o objetivo de preservar o trabalho de Cromoterapia e o trabalho Mediúnico, Fundando o Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo, este nome foi mudado pois ja existia um com este nome em Santa Felicidade, adotou-se entao Centro de Estudos e Pesquisas Espiritas de Curitiba.

No inicio era uma reunião por semana.

Em menos de um mes, o grupo já ocupava 2 dias da semana e, em 6 meses, já atendia perto de 70 pessoas nas noites de terça-feira,.


A Construçao

A necessidade de uma sede própria era urgente, então foram procurar o Irmão que faltava na turma, tratava-se de Carlos Alberto de Oliveira, ex presidente do Centro de Estudos Espíritas Francisco de Assis, e principal executor da construção da nova sede deste mesmo Centro. Após vários convites ele aceitou, com sua chegada, em menos de dois meses iniciou o primeiro curso de desenvolvimento mediúnico da casa e no mês seguinte, ele implantou os primeiros trabalhos de pesquisas, e os estudos para a construçao da nova sede.

Para isto buscou a colaboração eficientíssima de Osíris Ayres, mestre em obras, pau pra toda obra como diz o ditado e, que havia ajudado muito na outra construção.

O senhor Edson Barbosa Cubas como era proprietário de uma grande área, ofereceu como doação um terreno. Uma vez a escolha feita, foi contratado os pedreiros sob o comando do Arnaldo, velho conhecido do Carlos.

A esta altura faltava o engenheiro responsável, foi quando o Carlos lembrou de seu concunhado Nalmir Feder, que de pronto se colocou a disposição, tornando esta parte legal coisa resolvida.

Faltava dinheiro e, então através do irmão Osires foi criado um plano de fazer churrascos beneficientes, para arrecadar fundos para a obra. Oziris era Mestre nesta arte, As mulheres faziam rifas, promoveram diversos bailes com o conjunto do irmão Carlos, O Ponte de Safena Samba Jazz, que graciosamente animava estas ocasiões.

Mas precisava-se de espaço para estas festas, então o irmão Edson através de um amigo conseguiu na BR com o Sr. .......................... o empréstimo do barracão onde faziam os bailes, e festas caipiras, doutra feita fizeram um super esforço e colocaram no Restaurante Madalozo, 800 pessoas, para um jantar dançante, mas com tudo isto ainda não era suficiente, então, o irmão Edson complementava todas as custas da obra, que no final representou quase 70% do total.
Cabe aqui uma menção especial a este Mecenas da Doutrina Espírita, EDSON LUIZ BARBOSA CUBAS, que Com seu desprendimento tornou o sonho de dezenas de pessoas em realidade.
E também a sua esposa Maria Carolina, que abraçou a causa sem nenhum conhecimento da Doutrina e em pouco tempo, tornou-se mestra no assunto, assumindo uma bonita liderança no movimento espírita.


Finalmente em pouco mais de 1 ano a obra, estava pronta para o uso.


PRIMEIROS PASSOS

Logo após a conclusão da obra ( Parte de construção, sem todos os acabamentos)

Foi feita então a mudança da garagem da rua Tamandaré para as novas instalações.

Constituiu-se nova diretoria, para que efetivamente começassem vida nova.

Então foi escolhido o Sr Nelson Meyer para presidente e, estabelecidos os parâmetros que se desejava para a nova casa.

Mas já no primeiro mês surge uma divergência com alguns membros da casa, em relação a propriedade legal do Centro.

Visto a experiência vivida no centro Francisco de Assis, onde logo apos a conclusão da nova sede, foram os idealizadores da obra expulsos do mesmo.

Resolveram os Irmãos: Carlos Alberto de Oliveira, Edson Cubas, Jorge Oliveira, Carolina Cubas, Brenda Pereira, Eloete de Oliveira, Osires Ayres de comum acordo, apresentar aos integrantes da Casa, um contrato de comodato, com validade de 25 anos de uso, onde se não se desviasse de seu objetivo inicial, o Centro teria por direito a posse definitiva das instalações doadas pelo senhor Edson Luiz Barbosa Cubas, caso contrario estas mesmas instalações voltaria ao patrimônio de sua família.

Como já se esperava, esta apresentação desagradou os interesses de muitas pessoas que vislumbravam exatamente a posse do patrimônio com fins discutíveis. Então se retiraram da Casa deixando um grande vazio .

Ato continuo os verdadeiros irmãos que ficaram, arregaçaram as mangas e se puseram a divulgar a existência da casa no bairro, na cidade, nos pontos de ônibus através de cartazes, festas, churrascos beneficentes.

Em pouco tempo a Casa estava de novo cheia, com Cursos de Desenvolvimento Mediúnico, Trabalhos de Mediunidade, Trabalhos de Cura Espiritual, Massoterapia, Dialogo Fraterno, Reiky, Evangelização de Crianças, Pesquisas Espíritas, Pictografias, e principalmente as Ações Beneméritas de Páscoa e natal aos pobres, cumprindo assim a determinação de fazer caridade e participar da sociedade dando exemplo.

Nesta época recebem a solicitação de um grupo fechado, que havia se desentendido em sua casa mater , o Cecop, para se integrarem na casa, liderados pelo Irmão Luiz Lopez. Como tratava-se de gente de grande gabarito e boa vontade, imediatamente incorporaram-se à casa, somando com os outros de forma ativa e amiga.

Iniciava-se neste tempo, grande divulgação espírita em televisão, mas apenas em canais fechados, foi então instalado no Centro uma antena parabólica para que tivéssem aos domingos pela manha, ensinamentos de outras cidades, principalmente Salvador BA , com grandes palestrantes, enquanto as crianças tinha aulas de evangelização.

Alunos treinados pelo EBM ( Criado pelo Irmão Carlos Alberto de Oliveira)

primeira turma

ALESSANDRA MAGGI

BEATRIZ FÁTIMA ARGENTIN

CARLOS ALBERTO TOZI

CASSILDA MARIA ZARDO

CLEUZA GUNTOWSKI

DAVID GUNTOWSKI

DENIZE MEIER LOPES

DIONE MEIER

GIOVANA PACHECO

MARIA MADALENA SANTANA

NANCY DE CARVALHO

RAFAEL PACHECO

RENATO MENEGUINI

ROSANA MAIA

ROSEMARI GUNTOWSKI

SÉRGIO SZEWCZUK

SARA EGIDIO DE CARVALHO

SUELI ARANTES

WALDINEI SILVA MARTINS

WALMA FIGUEIREDO



Segunda Turma já no prédio novo

EVANYR PINHEIRO DE MELLO

ALESSANDRO F.S. OLIVEIRA

ALISSON H. S. OLIVEIRA

CLAUDETE MARLENE MAZOM

CRISTINA ALVES DE NOVAES

DENISE MEYER

EDISON LUIS SILVA SANTOS

ELIANE ANDRADE FELIX

GLANONE WISTUBA

IDALINO CORRÊA FELIX

JOÃO FRANCISCO Z. CUBAS

JOSÉ GEVIESKI

LÉLIA BEATRIZ STALCHMIDT

LUIZ CARLOS BRUNETTI

MARCIA REGINA DE FREITAS

MARIAN APARECIDA ANDRADE FELIX

MARLI APARECIDA CORREA NAKONESZECN

MARTA IRENE SIEKORSKI

NAIR EMBOABA LACERDA

PATRÍCIA ALVES DE NOVAES

PEDRO FERNANDO RODRIGUES SILVA

PRISSILA AUDREY HEIN

RENATO BRASS

RENE MARIO PACHE

ROSANA GONÇALVES MAIA

SUELI BARBOSA BRUNETTI

VERA LUIZA CAVEDON

YASMIN ZIPPIN NASSER


terceira turma

ADELAIDE MARIA KRUGER DA SILVA

ALJAMAR ALVES

ANA CAROLINA SLOBODA

ARINIR REIS ANTUNES

ARION NEY RODA

CÍRIO CUSTÓDIO DA SILVA

CARLOS A. DE MORAES

CIBELE PIELAKE ANTUNES

CONCEIÇÃO PEDROLINA DA SILVA

ELIANA NOGOCECKE

ELISA MARIA DA SILVA

ELISABETH MARIA FERNANDES JANKE

EVANIR PINHEIRO DE MELLO

GLACY ADELAIDE RODA

JOLI GLEY BARBOSA CUBAS

JONATAS VIEIRA DA SILVA

JOSÉ CARLOS SILVA

KIMMY EMBOABA LACERDA

LÍVEA CORNÉLIA RODRIGUES LEAL

LUIZ CARLOS GOMES

MAGALI BARTH

MARA F. CAPPELETTI HAKE

MARCIA NUNES DA SILVeira

MARCO ANTONIO F. CURCIO

MARGARETH T. S. RODRIGUES

MARIA SEZERINO MANGINI

MARIZE PORATH

MARTA IRENE SIEKORSKI

NANCY GOMES

NELCI TEREZINHA GABRIELLE

NEUSMARI APARECIDA C. FARAD

ROSANGELA ALMEIDA MORAES

ROSICLER NOGOCEKE

SEBASTIANA

SILMARA L. SCORSIN

SIMONE CUSTÓDIO

SIMONI CARAMORI

SISSIARA QUADROS

SUSETE TEREZINHA SCORSIN

VANESSA SLOBODA



Quarta turma

ABDIA DA SILVA

ALBERTINA K. DA SILVA

ALICE PORTUGAL DE FUCIO

ALVARO BELTRAMI

ANA MARIA NEGOZZECK

CÉLIA TEREZINHA V. B. COSTA

CARLOS R. SCHEFFER

CIBELE PIELAK ANTUNES

CLAUDIA P. MAZON XAVIER

CLAUDIA REATEGUI BIAZOTTO

DALNEI BAGATIN PEREIRA

DALTON LÚCIO BRASIL PEREIRA

EDSON JOSÉ SANTANA

EVANIR PINHEIRO DE MELLO

FERNANDA PIELAK ANTUNES

INEZ CARRARO HALUCH

JAIR CORCORUTO

JAIRO MELO

KÁTIA REGINA BAGGIO PIELAK

LOURDES LIMA DE MELO

LUCIA GARDRITO

LUCIANE IVANSKI DÓRIA

MÁRCIA J. STOIANOV MELO

MÔNICA MARTINS PEREIRA

MAGDA PEREIRA LEONI

MAGDA REATEGUI BIAZOTO

MARA DE FÁTIMA C. HACK

MARIA CUSTÓDIA DE MELO

MARIA SEGUINO MANGINI

MARILDA DEITOS CARON

MARISA DOS SANTOS ZENI

NELSON ABELHA FUCIO

PAULO HACK

RAFAEL ERNANI MANTOWSKI

RENATO HALUCH

RICARDO M. MELO

ROCIANA DOS SANTOS

TEREZA TIEKO MYASAKI KOM

VANESSA CRISTINA BASTOS

WAGNER PAULO LEONI


quinta turma

Alice Borges Leal

Alisson Henrique Santos Oliveira

Ana Lúcia Nogueira de França

Carlos Roberto Scheffer

Carolina Cubas

Cibele Jane Pscheidt

Dóris Mariano Ribeiro

Deleusa Pereira Lopes

Denise Renata dos Santos

Denise Ribeiro Bruzamolin

Dennis Zafanelli Molina

Edith Coelho Martins

Eunice Ribeiro Araujo

Jucilei Terezinha Vanelli

Luiz Renato Nogueira de França

Luiza Bete de Ramos Marques

Manoela Meneghini Haensch

Maria Cristina Soares Donadello

Maria Esmeralda S. de Moraes

Maria Francisca Dias

Mauro Sergio Lopes

Maysa S. Rodrigues

Nelza Ribeiro

Neri Jonas Pscheidt

Nilva Bortolosso da Silva

Pérola Maria de Lima Santos

Pedro Conceição Lima

Pedro de Barros

Reinaldo Nascimento

Ricardo Mello

Roberta Meneghini Pires

Roberto C. M. Coelho

Roberta Soares Donadello

Rosicler Meneghini Pires

Sabrina Mengarda

Safira Maria de Lima Santos

Sandra de Fátima Nascimento

Sheila Cristiane Gusmão

Soeli Mengarda

Sonia Maria Nascimento

Thomas Keller

Tiago Paulo de Lima

Rui Barbosa Cubas

Angela Ninno Leite



Turma de 2009

ALEXANDRE ALVEZ RODRIGUES

ANA ELISE DA SILVA

ANA LAURA NEGRAO

APARECIDA REGINA P. NASCIMENTO

BERNARDINO S. PEREIRA

CELIA

CELSO DE ARAUJO DUARTE

CLAUDIA LARINI MEDEIROS DUARTE

CLEUSA BUENO DE CAMARGO

DAIANA LUIZA BUENO SCHNEIDER

ELIANE

ELIANE T. GOMES BERGER

ELLEN

ESTELA MARIS DOEGE

FABRICIO HIRT

FERNANDA CRISTINA MILEK

GILMAR

IARA DO ROCIO MATTOZO

JOCELIA MARCIA VAZ

JOSEFINA F. R. CERVANTES

JULIANE DA COSTA HIRT

JULIANO BONFIM DE ALCANTARA

KRISTIANE MONTEIRO CAMARGO

LEOMIR FOGAÇA DA SILVA

MARCIO PAROLIN

MARIA HELENA GUTIERREZ

MARIA LUCIA SALES

MARIZA SCHERAIBER

ROSANGELA ALVEZ CORDEIRO

ROSEMEIRE APARECIDA MOREIRA

SANDRA FATIMA PEREIRA DA SILVA

SATICO

SILVIA CAROLINA ALVES DA SILVA

SOLANGE ROCHA

TANIA APARECIDA BARION

TEREZA DOS ANJOS FERNANDES

MARCIA OLIVIA GALVAO

CARLA MARA DE JESUS

MICHELE

LOURDES

JULIANA

FERNANDO

Turma de 2010

Laudelino Manoel Garcia

Clodoaldo Fernando Garcia

Juliano Bonfim de Alcantara

Ana Elise da Silva

Rafaela Oselane da Silva

Andrea Bruzamolin

Eva Cristina Milek

Valeria Chaves de Queiroz Leite

Dirceleia Grochoski

Debora CassinsMarcio Colonetti

Milton Salustiano de Andrade

Ivana Mara Pinto

Cristina dos Santos Rios

Ivana Mara Pinto

Cristiane dos Santos Rios

Iara Mendonça Rodrigues

Julião Bonfim de Alcantara

Márcio Colonetti

Milton Salustiano de Andrade

Rosana Zapf

Valdinéia Tagliamento de O.C...


Pesquisas

A primeira turma de pesquisas foi criada em 15/04/97 e buscava demonstrar na pratica, o ensino de Kardec, através da experimentação vívida e interativa. E foi formada pelos seguintes irmãos:

Nair Emboaba Lacerda, Celia Inacia Antunes Jose, Raquel Meneghini, Waldinei Silva Martins, Romeu Machado, Dione Meier, Maria Andeide Cantarelli, Ylsa Maria Dalliagne Cruz, Brenda Rocha Pereira, Margareth Zardo, Nanci de Carvalho.

A Coordenação era de Carlos Alberto de Oliveira

Os objetivos:

1. Aferição da capacidade de doação.

Método: Semeadura de Azeven com rega diária de água fluidificada.

2. Cromoterapia/Clarividencia

Método: Através preparo antecipado dos pacientes, e verificação após o trabalho.

Relaxamento – clarividência – cromoterapia mental.

3. Telepatia

Método: Baralho Zenner

4. Levitação

Método: Através indução no estado alfa.

Estes trabalhos duraram 3 anos com resultados fantásticos que foram registrados em estatísticas cientificas, obedecendo critérios e cuidados especiais.

Conseguiu-se resultados altamente satisfatórios, fazendo com que os presentes se tornassem médiuns convictos e disseminadores da doutrina com conhecimento de causa.



PICTOGRAFIA

Também institui-se o grupo de pintores mediúnicos da casa, que se encontrava uma vez por mês sempre aos sábados a tarde.


BENEFICIENCIA

Neste item deve-se por mérito, citar o Irmão Mauro Lopes, que fazia das tripas coração.

Dotado de um imenso amor ao próximo, dedicava-se de corpo e alma a causa da caridade sem olhar a quem.

A ele juntou-se outro valoroso Irmão, Paulo Hacke, que uniu a Loja Maçônica Justiça e Liberdade e o CEPEC, conseguindo assim fazer ações beneméritas de Páscoa e Natal aos pobres,

Este trabalho também tinha ajuda de um grande numero de irmãos da casa. O ultimo natal feito para os carentes de Rio Branco do Sul cobria presentear com brinquedos, lanche reforçado, refrigerantes, apresentação de palhaços para 1500 crianças.

Este trabalho era capitaneado pelos irmãos Carlos Alberto de Oliveira, Mauro Lopes, Paulo Hacke.


CONFRATERNIZAÇOES

As confraternizações eram no inicio para arrecadar fundo para a obra, porem na seqüência sentiram-se tão bem juntos, que tudo era motivo para se reunirem.

Foram dezenas de ocasiões onde faziam bailes, churrascos, festas juninas, páscoa,

No churrasco o Irmão Ozires e era um mestre nas carnes.

Nos jantares era a vez do Irmão Luiz Lopes e sua esposa, que ficavam a frente da cozinha.

Estes eventos foram registrados em sua maioria em vídeos. E sempre “deixavam um fundo de caixa” para a casa. Alem da diversão desfrutada.



TRABALHOS BRAÇAIS

Quase tudo que ate hoje se ve neste espaço foi feito literalmente pelos trabalhadores da casa.

Desde instalações elétricas, mesas e bancos, instalação de som etc etc.

Com o sucesso dos churrascos passaram a enfrentar outro problema, onde sentar.

Ganharam então madeiras para fazer as mesas dos churrascos, pois a cada churrasco, tinham que emprestar de alguém, e era sempre uma mão de obra muito grande.

Uma marcenaria em Fazenda Rio Grande, emprestou as maquinas mas, a mão de obra teria que ser do centro.

Aos sábados, um grupo de trabalhadores da casa se dirigia ate lá e metia a mão na massa, certa feita o Emilio virou comentário entre eles, pois com pó dos pés à cabeça só se viam os olhos.

Doutra feita ganharam do Nelson Abelha o forro que enfeita o salão principal, ele alem de irmão da casa era gerente da Caixa Economica e como reformaram a agencia conseguiu a doaçao, mas tínham que pegar la na vila São Pedro.

O Edson emprestou um caminhão velho que quebrou varias vezes, ficaram todos sem almoço e levaram o dia todo para fazer o carreto.

Na sequencia precisava-se colocar o dito cujo, ninguém nunca tinha feito este trabalho, havia um engenheiro na casa que emprestou os andaimes, o Carlos, o Mauro, o Abdia e mais alguns colocaram o que hoje os senhores vêem.

EPILOGO

Esta foi minha participação na primeira etapa dentro desta casa.
Meu sonho de construir um grande Centro Espirita Kardecista de fato e de direito, não um arremedo barato de uma doutrina tão completa. Estava concluido
Mas como havia acontecido no Centro de Estudos Espiritas Francisco de Assis, aqui também não fui compreendido nos meus intentos e tal como la, após construído a casa tive que me retirar pois meu sonho estava totalmente descaracterizado.